segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livros para download



120 Livros disponíveis para download.

http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/09/27/871674/120-livros-academicos-download-gratuito.html


--

Anderson Spier Gomes

Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Camiseta de Letras


Olá,

A camiseta do curso de Letras está disponível a todos os alunos mediante a troca por um quilo de alimento não-perecível.
Aos alunos que retiraram-nas para ir ao CELLIP e ainda não entregaram o quilo de alimento, podem fazê-lo durante esta semana. Consta uma lista com o nome de todos os que retiraram as camisetas.


--

Anderson Spier Gomes

Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Congresso Internacional em Fpolis, de 06 a 09/05/2012



Retirado do site:

A ABRAPUI promove, desde a sua fundação, em 1970, encontros da área de literaturas de língua inglesa e, desde 1979, encontros da área de língua inglesa. Ao longo dos anos, percebeu-se que muitos participantes destes eventos trabalham na interface dessas duas áreas. Assim, em 2005, nossos sócios decidiram que os eventos de literatura e de língua inglesa fossem unificados. Em 2007, organizou-se, na UFMG, o I Congresso Internacional da Associação. Dois anos mais tarde, o II Congresso Internacional foi realizado na UNESP de São José do Rio Preto. Em 2012, a Universidade Federal de Santa Catarina tem o prazer de receber a comunidade de professores universitários de língua inglesa e literaturas de língua inglesa para o III Congresso Internacional da ABRAPUI. Com este evento, a Associação busca proporcionar aos pesquisadores brasileiros a interação com colegas de outros países, a troca de experiências e a possibilidade de novas parcerias.

--

Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CELLIP - Últimas informações



Informamos a todos que os ônibus para o CELLIP sairão da UTF na segunda-feira, dia 24/10, às 23h, da entrada da Sete de Setembro. Pedimos a todos que não se atrasem, pois esse é o horário combinado com a empresa e não pode ser alterado.

Aos que ainda não se inscreveram no evento, fazer isso o mais rápido possível, pois ainda há vagas nos ônibus; O hotel permitirá o check in no momento de chegada em Londrina, evitando esperas demasiadas fora de algum lugar. O translado do hotel para a UEL será feito pelos ônibus da empresa contratada, de acordo com a organização da Diretora de Assuntos Acadêmico, Alessandra Zanello.

Divulguem essa informação a todos que vão ao CELLIP. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato pelo blog, pelo facebook ou e-mail do CA, que tentaremos esclarecer o quanto antes.

Att,


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Palestra com Miguel Sanches Neto dia 24/10



O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA BRASILEIRA E HISTÓRIA NACIONAL 

CONVIDA A COMUNIDADE DA UTFPR PARA 

PALESTRA COM O ESCRITOR 

MIGUEL SANCHES NETO 

DIA 24 DE OUTUBRO, ÀS 19HS, NA SALA DE VÍDEO CONFERÊNCIA

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Queering Paradigms IV



Texto como recebido por e-mail:

"Caráter do congresso e das contribuições:

Após o sucesso de três congressos internacionais e interdisciplinares Queering Paradigms, realizados em três continentes, o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) têm a honra de sediar o quarto congresso, Queering Paradigms IV, a ser realizado do dia 25 ao dia 28 de julho de 2012. Nossos/as conferencistas serão Annamarie Jagose (Universidade de Sydney, Austrália), José Quiroga (Universidade de Emory, EUA), Alípio Sousa Filho (UFRN, Brasil), Jack Halberstam (Universidade do Sul de Califórnia, EUA), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ, Brasil) e Jô Gondar (UNIRIO, Brasil).

Assim como nos congressos anteriores, usamos o termo ‘queer’ para nos referir a um domínio indefinido e sem fronteiras de gêneros, sexualidades e práticas corporais não-normativas que inclui uma filiação a abordagens analíticas críticas, considerando também que o termo não ressoa globalmente com os mesmos sentidos a ele atribuídos em contextos anglo-americanos. Portanto, para os propósitos do congresso, ‘queering’ implica questionar, contrastar, desafiar e destabilizar a heteronormatividade, não se restringindo a ela: o alcance da sua análise inclui a homonormatividade, normatividade de classe, religião, raça, e a normatividade científica e/ou disciplinar.

O objetivo do congresso é, portanto, analisar o status quo e os desafios para o futuro dos Estudos Queer e dos Estudos LGBTIQ a partir de uma perspectiva ampla e inter/multidisciplinar, com vistas a problematizar/desestabilizar (i.e. queer) discursos essencializados e paradigmas totalizantes. Para discutir pesquisas sobre práticas sociais queer e LGBTIQ, nossa intenção é de colocar em diálogo pesquisadores/as de vários países e de diversas áreas de investigação, incluindo, mas não se limitando a, antropologia, sociologia, estudos da linguagem, teologia, ciência política, direito, medicina social, filosofia, geografia e psicologia social.

Propostas para trabalhos e sessões coordenadas (panels):



Convidamos propostas para trabalhos e sessões coordenadas (panels) sobre qualquer aspecto dos Estudos Queer ou LGBTIQ. As áreas temáticas para submissão de trabalhos são:

· Queering ética

· Queering instituições

· Queering práticas da linguagem

· Queering artes e literaturas

· Queering práticas midiáticas

· Queering raças e etnias

· Queering epistemologias e metodologias

· Queering ativismos

· Queering temporalidades e geografias

· Queering corpos, corporificações e identidades



As propostas serão sujeitas a um processo de avaliação por pares pela nossa comissão científica internacional e devem ser enviadas pelo nosso site: http://www.alab.org.br/eventos/queering-paradigms-iv, até o dia 15 de dezembro 2011.

· Propostas para comunicações individuais: Resumos com um mínimo de 1500 e um máximo de 3500 caracteres, seguidos por três palavras-chave.

· Propostas para sessões coordenadas: As sessões coordenadas devem ter entre quatro e seis participantes. A inscrição deve ser feita pelo/a coordenador/a, e deve incluir o resumo da sessão e os resumos de cada participante. Cada resumo deve conter um mínimo de 1500 e um máximo de 3500 caracteres, seguidos por três palavras-chave.


As propostas podem ser submetidas, e os trabalhos apresentados, em inglês, português ou espanhol; porém, devido ao caráter internacional do congresso, o uso do inglês é fortemente encorajado. Os resumos devem ser escritos na língua na qual o trabalho será apresentado. Para aqueles/as que falam inglês como segunda língua ou como língua estrangeira, enfatizamos que para nosso congresso o que importa não é fluência que se aproxime àquela dos/as supostos falantes nativos/as, mas a capacidade de comunicarem suas idéias eficazmente, com a ajuda de suportes visuais como slides/datashow. Os trabalhos podem ser realizados em co-autoria. Cada participante pode submeter até duas propostas.

Os anais do congresso serão preparados para publicação avaliada por pares na Queering Paradigms Series, publicada pela editora acadêmica internacional Peter Lang.

Para entrar em contato utilizem nosso e-mail: queeringparadigms4@gmail.com. Mais informações estão disponíveis em nosso site (http://www.alab.org.br/eventos/queering-paradigms-iv), em nossa página do Facebook (Queering Paradigms 4) e em nosso Twitter (@QueeringP4)."


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EXPOUT 2011



Pedido da professora Maristela referente a nossa EXPOUT.

"Caros colegas

Durante a EXPOUT, nos dias 19, 20 e 21 de outubro teremos apresentações no auditório sob a coordenação do DALEM e do DACEX. Alguns eventos, serão apresentações de grupos de alunos e convidados, outros serão com pessoas de fora da instituição. Gostaríamos de contar com a participação de todos, na medida do possível, convidando e levando seus alunos e também divulgando as atividades. Vamos precisar de alguns alunos voluntários como monitores para ficar na entrada do auditório, distribuindo material e dando informações. Os interessandos podem me procurar no DALEM ou enviar email (mpwerner@terra.com.br). Quem participa tem direito a certificado. É importante lembrar que as aulas acontecerão normalmente naqueles dias, com algumas flexibilidades quanto ao horário.

Obrigada,

Prof. Maristela"

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


domingo, 16 de outubro de 2011

Horários das Comunicações no CELLIP


Os horários de cada comunicação individual e coordenada já estão disponíveis no site do CELLIP, na página de programação.
Atentem-se para seus horários.
http://cellip25anos.blogspot.com/p/programacao.html


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

3º curso preparatório Concurso para Tradutor Juramentado



Dia 15 de outubro, na Cultura Inglesa.

Cartaz: http://bit.ly/quPWiR

Mais informações: www.versaobrasileira.com


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


II Semana de Comunicação Insitucional - UFPR



A ser realizada no câmpus Jardim das Américas, UFPR dos dias 17 a 21 de outubro.

Mais informações no site: http://www.tci.ufpr.br/

Cartaz de divulgação: http://bit.ly/pDk8hf


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Programação do CELLIP disponível


Já está disponível no site do CELLIP a programação geral. Parece não constar ainda os horários individuais de comunicações.

http://cellip25anos.blogspot.com/



--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comemoração: Give me 5!

A nota máxima do MEC veio como forma de reconhecimento do trabalho de todos no curso e mereceu comemorações. Primeiramente os alunos se reuniram entre os bancos, na entrada de Sete.

Depois foi o momento de ir até os "queijos", próximo ao auditório. Ouvimos a palavra da Coordenadora Miriam Sester Retorta. 






O momento era de união, e todos se abraçaram em representação de unidade. 
 Queiram ou não, gostem ou não, nosso curso é o único no Câmpus Curitiba que tem reconhecimento máximo pelo MEC com 5. Isso foi ratificado pelo nosso diretor de Câmpus e também pelo reitor. Que ao menos agora nos respeitem!


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR




Encontro com Mario Domingues



Informações como recebidas por e-mail:

"Dia: 25/10/2011 (terça-feira)
Horário: 14h 30
Local: Casa de Leitura Jamil Snege (Rua Carlos Klemtz, 1700 - Rua da Cidadania do Fazendinha - no Terminal de Ônibus do Fazendinha é possível fazer integração com a rua da Cidadania e pagar somente uma passagem).

informações e inscrições gratuitas através do fone: 3350-3973 e pelo e-mail: anaveiga@fcc.curitiba.pr.gov.br até dia 24/10.

Nesta atividade será realizado um resumo de uma residência artística que o ministrante fez em 2007 no extinto ACT - Atelier de Criação Teatral, com o diretor Marcio Abreu e o ator Luis Melo. Essa pesquisa durou três meses, teve patrocínio da Eletrobrás e o objetivo era pesquisar as possíveis relações entre o livro Tutameia, de João Guimarães Rosa, e referências literárias árabes e persas.
Com esse ponto de vista, esboçaram-se no grupo de pesquisa hipóteses e exercícios de encenação, diante das dificuldades dos contos de Tutameia, pertinentes no que tange a algumas discussões acerca do teatro contemporâneo, principalmente a partir das pesquisas do diretor britânico Peter Brook.
A atividade inclui a leitura de e contos do livro.

Sobre o ministrante Mario Domingues:
Poeta, tradutor de poesia e com formação em Letras.
De 2006 a 2008, trabalhou em projetos de pesquisa teatral, que serão apresentados nesse encontro."


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

CHAMADA DE TRABALHOS – TCC e IC 15ª Jornada de Letras – UFSCar



Texto como recebido por e-mail:

"São Carlos, 09 de setembro de 2011.

A comissão de organização da 15ª Jornada de Letras comunica a todos a primeira chamada de trabalhos de alunos de Letras com Iniciação Científica (IC) em andamento e de alunos que estão cursando a disciplina TCC2 para apresentação de pôsteres. A sessão de pôsteres será no dia 18 de outubro, das 18:00 às 19:00 horas, na sala anexa ao Anfiteatro Bento Prado Jr.

DATAS IMPORTANTES
Data para envio de resumos: 30 de setembro de 2011.
Notificação dos autores: até 10 de outubro de 2011.

SUBMISSÃO

Os resumos enviados serão objeto de avaliação por parte da Comissão Acadêmico-Científica, que observará os seguintes aspectos: (1) adequação às normas estabelecidas para a elaboração do resumo; (2) redação clara e objetiva; e (3) relevância do trabalho.

Tipo de apresentação:
Pôster: tamanho máximo de 90 cm de largura e 120 cm de altura.

Instruções para submissão de resumos:
- Número de palavras: de 150 a 300.
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.
- Formato: o título deve ser centralizado e em negrito. Deixar uma linha entre o título e o nome do(s) autor(es) e instituição(ões), que devem estar alinhados à direita. Na linha seguinte, incluir o(s) e-mail(s) do(s) autor(es). Deixar uma linha entre o(s) e-mail(s) e o corpo do resumo. O alinhamento do resumo deve ser justificado. 
- Os arquivos devem ser enviados com extensão .doc e salvos no formato do Word 97-2003. 
- Para salvar o arquivo: o nome do arquivo deve ser o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es). Exemplos: Silva.doc; Fontana e Oliveira.doc
- Endereço para envio: todos os resumos devem ser enviados para jdeletras@gmail.com.
- Os resumos encaminhados à Comissão Acadêmico-Científica devem conter: 
a. Caracterização do problema
b. Orientação teórica
c. Objetivos definidos
d. Metodologia adotada
e. Encaminhamento de resultados (opcional).

Sessão de pôsteres:
Requisitos:
1. Tamanho: largura de 90 cm (no máximo) e altura de 1.20 cm (no máximo).
2. O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão, que começará às 18h00min e encerrará às 19h00min no dia 18 de outubro de 2011 e permanecer junto a seu pôster durante o horário determinado para exibição do trabalho.
3. O título do trabalho no pôster deverá ser o mesmo do resumo enviado à Comissão Acadêmico Científica para apreciação.
4. Será expressamente proibida a apresentação de trabalhos por terceiros (não autores).

Formatação:
O pôster deve conter:
1. O título, em negrito;
2. O(s) nome(s) do(s) autor(es), do orientador, da instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência de fomento (se for o caso), logo abaixo do título e recuado à direita.
3. Fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a uma distância de até dois metros.
4. Mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis.
5. Informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.

Observações importantes:
a. Só serão aceitas as propostas enviadas para o endereço a seguir: jdeletras@gmail.com
b. Não serão aceitos trabalhos que não sigam rigorosamente as instruções estabelecidas pela Comissão Acadêmico-Científica
c. As cartas de aceite serão encaminhadas aos proponentes até o dia 10 de outubro de 2011.
d. Haverá certificado de apresentação de trabalhos, além de publicação dos resumos."


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Chamada de artigos - Cadernos de Pós-Graduação em Letras UPM



Texto como recebido por e-mail:

"A revista Cadernos de Pós-Graduação em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie,

qualificada como B3 pelo QUALIS da CAPES, surgiu em 1998, com o objetivo de abrir espaço para a produção discente, em nível de pós-graduação.

Conta com um Conselho Editorial e um Conselho Consultivo constituídos por Conselheiros professores do Programa e de outras instituições nacionais. Em 2010, foi promovida uma ampla reformulação no Conselho Editorial. A partir de então, os Cadernos de Pós-Graduação em Letras passaram a receber, em fluxo contínuo, além de artigos inéditos de alunos e egressos dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhos de alunos vinculados a Programas stricto sensu de outras Universidades (desde que acompanhados de carta de apresentação do orientador/a ou em co-autoria com o mesmo/a). Todos os artigos serão submetidos à avaliação de Conselho Consultivo e cada número será constituído de oito a dez artigos, mantendo-se a proporção de 50% para internos e externos.

Prazo de Submissão: 25 de novembro de 2011"

Mais informações sobre as normas para a submissão podem ser conferidas em:http://www.mackenzie.br/normas0.html?



--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Evento do PIBID conta com a participação de nossos alunos de Letras


Evento interinstitucional do PIBID foi realizado no Câmpus Curitiba da UTFPR no dia 1º/10/2011 e contou com a participação de nossos alunos de Letras.
Foi realmente um sucesso, mostrando nosso real trabalho enquanto acadêmicos e professores em formação.





--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

III CICLO DE INTREGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS ATIVIDADE REUNI GRUPO DE ESTUDOS



Possibilidade de estudo.

Segue o link: http://bit.ly/nyvsPq




--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Palestra com a Prof. Dra. Inês Lacerda Araújo na UTFPR!



É com grande satisfação que informamos a palestra a ser realizada com a profª. Drª. Inês Lacerda Araújo na UTFPR dia 17 de outubro de 2011 às 9:00 na Vídeoconferência. Realização do DACEX e PPGTE.

Segue o link do convite em pdf: http://bit.ly/qY5Ubo


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Oficina e Conferência sobre tradução na UEM


Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Letras

Programa de Pós-Graduação em Letras



Convidam:

18 de outubro de 2011
Convidado: Prof. Dr. e tradutor Adail Ubirajara Sobral - autor do livro “Dizer o mesmo a outros: ensaios sobre tradução”

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Olher




Oficina de Tradução: “TRADUÇÃO: MEDIAÇÃO DISCURSIVA E CULTURAL” - Local: G-34 – sala 203 – 14:00 às 17:00



Conferência : “O TRADUTOR-INTÉRPRETE NA SOCIEDADE PÓS MODERNA” - Local: Auditório do LAAP – 19:30 às 22h30


Inscrições: a partir de 30 de setembro na Sec. DLE ou com os monitores (Davi, Fernando, Amanda e Patrícia).

Valor da inscrição: R$ 15,00 (acadêmicos)

R$ 20,00 (não-acadêmicos)

-VAGAS LIMITADAS-


Informações sobre a Oficina: Os participantes terão que traduzir um texto da língua inglesa para a portuguesa, de antemão, o qual será disponibilizado em uma pasta na xerox.


Total de carga horária: 8 horas com Certificado da DEX.

Escola bilíngue para surdos


Há um plano por parte do Ministério da Educação que visa retirar as escolas bilíngues, tratando da 'inclusão' diretamente nas escolas em geral, as quais seriam chamadas 'Escolas Inclusivas'. A propaganda é de que haverá uma contribuição para com os alunos que necessitam de atendimentos específicos, pois serão realmente inclusos a uma sociedade, entretanto, não se pode generalizar os casos, ainda mais em se tratando de necessidades específicas.

Aluno com necessidade específica pode ser qualquer indivíduo que possua uma dificuldade de aprendizagem ou de acesso à rede de ensino. Pode-se pensar nas deficiências visuais, motoras, intelectuais, e quando se diz em intelectual, há uma gama de especificidades e níveis dessas debilidades, que realmente só podem ser diagnosticadas por médicos. Outra necessidade que não entraremos no âmbito, mas não pode ser esquecida, exatamente é a previsão na Lei de Diretrizes e Bases o trabalho conjunto dos ministérios de Educação e Saúde, principalmente nas necessidades específicas. Sabe-se que essa parceria não ocorre de fato.

Todos esses tipos de alunos com deficiência devem ser tratados de uma maneira diferente. Alunos com baixa visão, por exemplo, necessitam apenas de letra ampliada e um cuidado maior com provas e materiais disponibilizados. Não ocorre o mesmo com a comunidade surda, que traz junto de si toda uma relação de cultura e relação com o mundo distinta.

A pessoa surda é distinta o deficiente auditivo. Este último não é inserido na cultura surda, normalmente oralizado, e gosta de se comunicar em português, sendo que na maioria das vezes não tem uma surdez profunda, e com aparelhos consegue construir uma identidade na cultura ouvinte. O mesmo não ocorre com a pessoa surda, que não possui acesso pleno ao mundo ouvinte exatamente por não possuir a audição. Daí decorre a defesa do contato do surdo com sinalizantes (pessoas que usam língua de sinais) desde criança, para que possa desenvolver plenamente uma língua.

A Língua de Sinais é a maneira com a qual o indivíduo surdo torna-se sujeito da sua comunidade, construindo linguagem e interagindo com as pessoas ao seu redor, exatamente como uma criança ouvinte faz a partir da fala de uma língua oral. Privar o surdo do acesso à Língua de Sinais, implica em prendê-lo a um mundo com o qual ele não interage exatamente por não ouvir, postergando a relação e o desenvolvimento pleno de uma língua e do indivíduo. Fechando as escolas bilíngues encaixa-se exatamente nessa privação, pois em se tratando de surdos nascidos em famílias ouvintes, as escolas bilíngues tornam-se esse primeiro local de interação plena para o sujeito surdo, conseguindo utilizar sua língua de sinais, ver outras variações dessa mesma língua, diversos usos dela em adequações diferentes. 

O fechamento das escolas bilíngues resulta, também, em ignorar as regulamentações previstas na Lei de Diretrizes e Bases, além de um retrocesso de uma luta que não tem mais de vinte anos que apenas agora começa a mostrar seus primeiros frutos. A inclusão nas  escolas não-bilíngues deve ser prevista sim, mas como um segundo momento, em que o sujeito surdo já tenha podido ter pleno acesso à sua língua, a Libras no caso do Brasil, e poder aprender como segunda língua o português na modalidade escrita. Apenas após passado esse processo inicial se é indicado que o surdo seja 'incluso' nas escolas com ouvintes, sem perder entretanto, o suporte que tem na escola bilíngue. 

Estar atento e consciente das diretrizes que regem nossas instituições de ensino são um dever a todos nós que somos professores. Não devemos jamais esquecer de ver essas nuances, e entender que temos a lei para nos amparar, para lutarmos durante as estruturações dos planos e parâmetros que direcionam a curto prazo os caminhos das nossas escolas.

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Assembleia Geral do Curso

Caros colegas de Letras,

O Centro Acadêmico de Letras da UTFPR CONVOCA todos os alunos de
Letras para a Assembleia Geral do Curso que se realizará na próxima
sexta-feira, dia 7 de outubro, no Miniauditório da UTFPR, às 17:30.

A Ordem do Dia e outras informações constam no Edital de Convocação
que segue em anexo. Os documentos citados no edital podem ser
encontrados nos seguintes links:

Estatuto do CALET - http://goo.gl/ENu45
Regulamento dos Colegiados de Curso - http://goo.gl/8Rk6k

Gostaríamos de lembrá-los que é essencial a presença de todos na
Assembleia. Qualquer dúvida, favor nos contatar por meio deste
endereço de email ou com um dos membros da Coordenação Geral do CALET.

Atenciosamente,

Vinicios Mazzuchetti
(41) 9948 7700
Coordenação Geral do CALET | UTFPR

Fernanda Alves de Oliveira. Diretora de Comunicação do Calet.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Slides para Letras

Olá. Segue um padrãozinho de slides.



Créditos a Aline Souza do 6ºPeríodo.
Ppt: http://bit.ly/nvJ899

Pptx: http://bit.ly/neaZf8

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Simpósio em Maracanã-RJ Dias 8 e 9/12/2011







Texto como recebido por email, pela coordenação do evento do CEFET/RJ:



"Nos dias 08 e 09 de dezembro do presente ano, o CEFET/RJ, campus Maracanã/RJ, organizará o I Simpósio sobre ensino de Línguas Estrangeiras. O evento é uma atividade decorrente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras oferecido pela instituição desde o início deste ano. O simpósio tem como temática central a questão do ensino da língua estrangeira em diferentes contextos educacionais. A relevância do encontro está em discutir a presença das línguas estrangeiras nos currículos escolares, nos espaços de educação não regular e suas diferentes formas de abordagem levando em conta o cenário político e educacional vigente. O evento estrutura-se a partir de conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos e comunicações. Alunos de graduação, pós-graduação, professores e demais pesquisadores da área poderão encaminhar propostas de trabalho para apresentação no simpósio até o dia 05/11. Maiores informações como eixos temáticos, prazos, normas do resumo, ficha de inscrição e programação encontram-se disponíveis no site indicado abaixo. As professoras Cristina Vergnano Junger (UERJ), Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF) e Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ) são alguns dos especialistas convidados."




Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
Coordenadoria de Línguas Estrangeiras
Av. Maracanã, nº 229, sala C 203 – Maracanã
Telefone: (21) 2566- 3165
E-mail: simpósio.letrascefetrj@gmail.com

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Publicação em revista - UFRJ



Ao que me pareceu, é apenas para mestrando e doutorandos. Ainda assim, não custa dar uma conferida.

Mais informações: http://bit.ly/nRNDnE


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Conferência na Grécia


Para manter os interessados informados. Quem quiser ir à Grécia, agora tem um bom motivo!

http://www.icicte.org/


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR