sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ciclo de Leituras

Publicação do Ciclo de Leituras de Obras Completas 5ª Edição.






--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Curso na área de Psicomotricidade



Texto como recebido por e-mail:

"Se você se interessa pela área da Psicomotricidade, caso queira aprimorar seus conhecimentos e seguir na sua formação continuada, poderá aprofundar a sua formação profissional e titularizar-se PSICOMOTRICISTA, podendo atuar profissionalmente na área educacional e clínica. Para isso estamos abrindo em março de 2012 uma nova turma de formação em psicomotricidade, coordenada pela mestre e didata Jocian Machado Bueno e reconhecida pela Associação Brasileira de Psicomotricidade. Segue abaixo as principais informações:

O curso tem 540 horas previstas, e uma duração de 2 anos (32 encontros em 26 meses aproximadamente, um encontro por final de semana, com alguns meses havendo dois encontros). 
Você receberá uma formação de altíssimo nível, com profissionais consagrados nacional e internacionalmente e com uma prática profissional aprimorada. É a nona turma de formação no País e existe um mercado em grande ascendência nesse momento.

O curso envolverá tanto a formação em Psicomotricidade a nível educacional e clínico, tanto em Psicomotricidade Aquática quanto em Psicomotricidade Escolar, e ao final você atingirá os pré-requisitos para sua titularização como psicomotricista, conforme regulamentação da Associação Brasileira de Psicomotricidade, podendo atuar tanto na área educacional quanto clínica, se assim o desejar.

Está contida nessa formação as vivências corporais (no solo e na água), a teoria e também as supervisões e acompanhamento de sua atuação profissional enquanto psicomotricista em formação.Os encontros acontecem no Centro Água e Vida (Rua Raquel Prado, 710, Mercês).

As vagas são limitadas

Segue em anexo o folder referente ao curso e a ficha de inscrição online, que garantira sua vaga provisoriamente assim que preenchida e enviada.
Após o recebimento, entraremos em contato para efetuar a entrevista probatória."

O anexo está no link: http://bit.ly/ww06Hk

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Você faz humanas, isso já é fazer política



Estudar em um curso de humanas, como Letras, já acarreta necessariamente em uma visão política. Querendo ou não, alunos dessa área do conhecimento tomam contato com diversos posicionamentos e têm uma visão ampliada sobre a história em seus diversos sentidos e percursos. 

O que não acontece, muitas vezes, é esses alunos estarem engajados politicamente com uma determinada causa. Os centros acadêmicos acabam sempre precisando de mais gente que trabalhe e poucas pessoas se dispõem, por já estarem muito ocupadas com outras coisas que pensam ser prioritárias. Esse posicionamento de afastamento, praticamente unânime, é reflexo de uma sociedade que passou por muito tempo de repressão, aprendeu a calar ao invés de lutar, aprendeu a acostumar-se com as situações que são dadas, pensando serem melhores assim do que se desgastarem pela defesa de um direito adquirido em legislação, por exemplo. 

Obviamente quem desta maneira pensa, ou não pensa, está por muito equivocado. Mais do que posicionamento político, é preciso conhecer as esferas de poder que nos cercam. Conhecê-las é o primeiro passo para depois tentar ajudar, criticar com embasamento, modificar. 

Este semestre, por exemplo, viveremos um semestre de mudanças políticas em nossa universidade. Muitas pessoas dificilmente sabem do que se trata. O mês de março de 2012 é marcado pela eleição para o cargo de reitoria da UTFPR e embora muitos não saibam, os alunos têm o direito de 20% na decisão de escolha desse representante, o reitor. Serão lançadas aqui no blog matérias que expliquem esta e outras realidades acadêmicas das quais se acredita serem de interesse de todos os acadêmicos do Curso de Letras da UT. Atente-se para o marcador 'Política' criado com este post que servirá para assuntos relacionados às eleições na UT. 


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Início da matrícula dos veteranos!


Inicia-se hoje o processo de matrícula de veteranos. Para realizar a matrícula é necessário ter em mão apenas o número de matrícula e a senha.

A dica é abrir a Matriz Curricular (591) e, ao mesmo tempo, a página de matrícula. Na página da matrícula deve colocar-se na turma "S91". 

O sistema teve alterações, contendo agora, inclusive, sugestão de matrícula. Para quem não sabe o que fazer da vida, o sistema agora gera automaticamente uma grade de horários. Entretanto, para quem está fora do seu período, vale mais fazer sua grade por si só, não sendo influenciado por uma máquina.

O Portal do Aluno pode ser acessado pelo link: http://www.utfpr.edu.br/alunos

O calendário resumido do período de matrícula e ajuste segue:


Câmpus Curitiba

EventoInícioTérmino
Requerimento23/fev/20129h27/fev/201219h
Ajuste / Confirmação01/mar/20129h01/mar/201219h
Inclusão02/mar/20129h06/mar/201219h




Att,


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qualificação de doutorado na área de humanas



É com grande prazer que informamos da qualificação de doutorado de um dos professores que dá aula para o curso de Letras, o prof. Ivo Pereira de Queiroz, pelo PPGTE - UTFPR. O título da tese é: "Colonialismo e a ordem inferior de subjetivação do negro nos discursos que tecem a narrativa de frantz fanon e suas relações com a educação tecnológica", e promete ser um trabalho maravilhoso.

A qualificação está marcada para o dia 23 de fevereiro, a partir das 14h30min, na sala C-301, na própria UT.

Vale a pena conferir.

Mais informações em: http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgte/edital-defesas/ppgte-qualificacao-ivo-pereira-de-queiroz



--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


Oportunidade de Emprego - Inglês


Recebemos a informação de que A Grow Up Idiomas está contratando professores de língua inglesa para lecionarem em sua rede. A escola fica no bairro Portão e vale a pena conferir.
Telefone: 3329 6778
E-mail: contato@growupidiomas.com


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curso pela Secretaria de Educação


Recebemos a informação de diversos cursos e oficinas que estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Educação de Curitiba.
Mais informações no link: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=558


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Vaga de estágio na UTFPR


Informamos que a Assessoria de Comunicação da UTFPR está precisando de estagiário para o período da manhã a partir de março. Há a necessidade de se estar no mínimo no terceiro período, por conta dos regulamentos internos da universidade.

O contato pode ser feito direto com o professor Silvino, no telefone 3310-4918.

Ajudem a divulgar a informação.


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Expo Estude no Exterior- Feira de intercâmbio.


      No dia 13 de março de 2012 acontecerá em Curitiba a EXPO estude no exterior, uma feira de intercâmbio cultural que visa oportunizar aos estudantes encontros com diretores e representantes das principais instituições de ensino do mundo e agências de intercâmbio.

LOCAL: Hotel Four Points by Shereton
Dia 13 (Terça-feira) das 16h às 21h.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Oportunidade de Emprego (Inglês)


Fomos informados que o Colégio Novo Ateneu está precisando de professores de língua inglesa, para lecionar por duas manhãs na semana para o ensino fundamental. O colégio está aceitando professores que ainda estejam cursando a graduação. Vale a pena conferir.

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora da instituição, Alessandra pelo telefone 3274-1228.

Há urgência na contratação.

(Agradecemos à Carolina Kroetz Castro, quem nos passou a informação.)

Att,

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR