sexta-feira, 20 de abril de 2012

Paralisação? Indicativo de Greve? Greve?



     A pergunta geral dos alunos é: afinal, vai ter greve ou não? A resposta no momento é: não. Ou melhor, ainda não. Mas, afinal, qual é o motivo da vontade da greve? E se não é greve, por que quarta-feira, dia 25/04, haverá paralisação? Chega de confusões, esclareça-se!


     Sempre quando se fala em política há muitos interditos e conversas paralelas, sem que haja uma preocupação com que estes os fatos acabem atrapalhando e confundindo ao entendimento de todos. A "Paralisação", que foi anunciada pelos sindicatos, indica que haverá uma mobilização com o intuito de mostrar que toda a categoria está sensibilizada com alguns acontecimentos. Normalmente as paralisações servem para sinalizar a organização sindical para que se tente evitar a greve, ou seja, é a última instância de possibilidade de conversar antes da parada total.

     Na UTFPR nós temos dois sindicatos, um autônomo dos professores (SINDUTF) e outro dos servidores (SINDITEST), sendo este, na verdade, uma seção local de todos os servidores do Paraná. Ontem, os dois sindicatos se reuniram e deliberaram a Paralisação para o dia 25/04/2012. Isso significa, em tese, que não haverá trabalho no local, e todos os envolvidos irão à mobilização que se encontrará em frente ao prédio histórico da UFPR. Essa mobilização, todavia, não para em nível educacional, mas é sabido de outros órgãos federais que estarão envolvidos, como IBGE e Polícia Rodoviária Federal. 

     Estiveram presentes professores dos câmpus de Medianeira e Apucarana, e o Câmpus Ponta Grossa enviou um informe de que, mesmo sem representação na reunião, acatará as decisões do sindicato. Assim, especificamente na assembleia dos docentes (SINDUTF), houve outros assuntos em pauta além da paralisação do dia 25/04, como o Indicativo de Greve e a Redução da Carga Horária para 12h/aula por semana. Após a apresentação da pauta, foi aberto à fala para esclarecimento de alguns pontos. Vários professores falaram, dentre eles Domingos, Ivo (presidente do sindicato), Nanci (parte da diretoria do sindicato), Edson (parte da diretoria do sindicato e também professor de Letras), Sergei, Silvana (do DAMAT). 

     Um dos assuntos debatidos, obviamente, era a greve. Ficou decidido pela maioria dos professores, que nesta assembleia totalizaram 66, que há sim um indicativo de greve. O indicativo de greve significa, normalmente, a definição de uma data para parar totalmente com as atividades, o que pode sensibilizar o governo e assim haver negociações antes que a paralisação definitiva aconteça. A data estabelecida pelo sindicato ficou para o dia 02/05/2012. Haverá, porém, uma reunião dos sindicatos em âmbito nacional, a qual pode mudar a data da greve em si, caso ela de fato ocorra. Ou seja, a data do dia 02 é a data sugerida localmente para a greve, não necessariamente será esta a data.



     Afinal, qual é o motivo para essa mobilização em nível nacional? Ano passado, como muitos devem se lembrar, também houve uma paralisação dos professores, embora não tenha ocorrido uma greve em si. Na verdade, não houve a greve exatamente pelo fato de o governo ter assinado um acordo, dando aumento de 4% aos salários (que por mais que não seja o desejado, já é alguma coisa), e também o acréscimo de certos benefícios aos aposentados, os quais não recebem aumentos salariais ou benefícios há muito tempo. Ou seja, ainda que não fosse o ideal, já iria ser um benefício à categoria. O detalhe é que esse acordo, de ajuste orçamentário, era para ser cumprido até o final do ano passado. Entretanto, o acordo simplesmente foi ignorado e a categoria dos professores colocada de lado. Isso não aconteceu só com os professores, mas também com os técnicos administrativos e outros servidores federais, que reivindicam a forma rígida que o atual governo possui para negociações. 

     Outra questão levantada foi a carga horária exorbitante realizada pelos docentes. Após o acordo do REUNI que nos transformou em universidade, passamos a ser avaliados em níveis de universidade, entretanto ainda com um perfil de escola técnica. Isto ficou explícito por não termos conseguido, por exemplo, nota máxima na avaliação do MEC. A realidade é, como todos nós sabemos, que nossos professores estão altamente sobrecarregados de disciplinas, cuidado de várias ementas, ou seja, ficam tempo demais no ensino, não tendo possibilidade de trabalhar com pesquisa e extensão. Motivo pelo qual, não conseguimos cumprir os moldes de uma universidade brasileira. 

     Nós, alunos podemos ter vários posicionamentos quanto a essa situação toda. Embora não tenha percebido a presença do DCE na assembleia, seria interessante que todos os alunos se mobilizassem nesta causa. É lógico que os alunos não devem apoiar a greve, apesar destes terem o direito de ser sensíveis aos motivos, mas, a partir do momento em que os alunos são contra e exigem aulas, o governo é pressionado a agilizar as negociações com a categoria, pois mostra que há mais gente não contente com toda a situação. Caso apoiemos a greve, mostrar-se-á uma acomodação, o que pode protelar ainda mais as negociações. E querendo ou não, é o nosso futuro como professores que está em jogo.


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Shakira luta pelo Desenvolvimento Infantil na Pré-Escola








    A promoção do Desenvolvimento Pré-escolar foi feita na última reunião da Cúpula das Américas (de 13/04/2012 a 16/04/2012), realizada na Colômbia. Quem defendeu essa tese foi Shakira Isabel Mebarak Ripoll, que embora seja conhecida mais por sua fama artística, é uma pessoa altamente engajada com as questões sociais, principalmente no que concerne à educação. A reunião foi composta principalmente pelos grandes empresários da América Latina e representantes governamentais.

    Em um discurso muito bem elaborado e com fundamentação teórica, Shakira defendeu junto à plateia que os investimentos se foquem nos primeiros anos de vida da educação infantil, ou no que conhecemos por educação pré-infantil. Por se dirigir principalmente a empresários, a palestrante utilizou-se da relação de lucro que se pode obter ao investir na educação infantil, sendo o investimento em crianças o de maior e mais rápido retorno financeiro entre os investimentos sociais. O argumento de autoridade, em termos financeiros que ela usa, é de que, a cada dólar investido em uma criança na educação pré-infantil, esta mesma criança retornará 17 dólares ao estado em sua idade adulta. Ainda que seja uma visão capitalista, este é um bom negócio a ser defendido pelos empresário, tendo em vista o grande retorno financeiro. A isso Shakira nomeou de "Filantrocapitalismo", termo divulgado por ela com o objetivo de sintetizar essa sua visão. Incorporando 'capitalismo' ao termo, tal possibilidade de atitude, além de filantrópica, visa também um retorno exorbitante em termos financeiros, com ainda mais uma vantagem, propiciar o desenvolvimento de futuros bons consumidores. Não é mais uma filantropia por si só, mas uma filantropia com estratégias altamente marcadas para os retornos que podem, e devem resultar. 

    Outro ponto levantado por Shakira foi a questão de responsabilidade educacional. Antes, pensava-se ser uma responsabilidade úncia e exclusivamente governamental. A obsolência deste pensamento, entretanto, fica evidente, sendo que a educação e a responsabilidade social se expande para os órgãos empresariais também. Não há lógica em uma empresa que não se utilize do Valor Compartilhado, ou seja, investir na sociedade imediata a que está inserida. Assim, ampliando o Valor Compartilhado ("Shared Value" - Michael Porter), num empréstimo do que já Bill Gates havia nomeado de 'filantrocapitalismo', Shakira defende o uso de dinheiro empresarial para ser aplicado à resolução de problemas sociais, mais especificamente na educação pré-infantil. Obviamente tal ação não iria resolver os problemas como um todo, mas certamente aliviaria a grande tensão causada pela forte desigualdade social vivida hoje na sociedade da América Latina. 

    A educação em nível pré-escolar deve ser colocado em evidência, tendo em vista pesquisas revelarem a ligação direta entre esta época de aprendizagem com o desenvolvimento do indivíduo no ensino secundário e universitário. Ou seja, crianças que tiverem, na pré-escola, um ensino forte e de qualidade, estarão preparadas para as futuras aprendizagens. Entende-se por idade pré-escolar os seis primeiros anos de vida de uma criança. Este tipo de investimento já é feito em países que crescem rapidamente, como China e EUA, e os países latino-americanos não podem ficar atrás. 

    Na Colômbia, Shakira sustenta, em apoio com o governo, a fundação Pies Descalzos. A fundação é formada por escolas, que são mais do que escolas, transformaram-se em centro comunitários que disponibilizam além da educação básica até o ensino médio, uma nutrição adequada para os primeiros anos de vida de uma criança. Expandem-se para a sociedade toda em que estão implantadas, dando, como um dos retornos sociais o não aliciamento desses indivíduos à guerrilha vivida no país, por exemplo. 


    Não haveria, portanto, como conseguirmos ser uma sociedade realmente moderna sem termos este tipo de investimentos para com a educação. Pensar a curto e a longo prazo, resulta, não somente numa melhoria imediata da igualdade social, como também na promoção a longo prazo de pessoas com mão de obra qualificada para disputarem igualmente as colocações no mundo de trabalho, para Shakira. 


    Precisamos pensar a educação em uma forma ampliada, para que consigamos obter resultados reais e perenes. Não basta a nós copiarmos pura e simplesmente os modelos europeus, os quais foram criados em realidades diferentes. A América Latina possui muitos traços comuns, tomara que a luta pela educação plena, de cerne inclusivo e formador de cidadãos, seja mais um deles.


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

terça-feira, 10 de abril de 2012

Feira do Livro na UFPR



De hoje, dia 10/04, até o dia 12/04 no Centro Politécnico da UFPR. A Feira do Livro da UFPR está acontecendo no saguão Administrativo.

O horário é das 9h às 20h.

Compareçam!


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quarta-feira, 4 de abril de 2012

III ENELIT - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná

      Nos dias 29 e 30 de maio de 2012 acontecerá o III Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná promovido pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. As inscrições vão até 30 de abril.
Local: UENP - Câmpus Cornélio Procópio.


III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

 
     
        Nos dias 09,10 e 11 de maio de 2012 acontecerá o III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e o II Fórum Latino - Americano de Pesquisadores de Leitura . Local: PUC-RS.
O prazo para submissão de resumos encerra-se no dia 30/04/2012.
Inscrições: 
Aluno PUCRS- R$60,00
Aluno PUCRS com comunicação-R$100,00
Aluno Externo- R$80,00
Aluno Externo com comunicação-R$100,00
Público em geral- R$100,00
Público geral com comunicação-R$140,00


Para mais informações acesse: http://www.pucrs.br/eventos/leitura/?p=capa


terça-feira, 3 de abril de 2012

Resultado Oficial da Pesquisa para Reitor

Segue o link com todos os dados apurados pela Comissão Eleitoral da Pesquisa para Reitor.

Confira os resultados: http://www.utfpr.edu.br/comissoes/pesquisa-para-reitor/Oficial_Couni.pdf


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

"TROCA-TROCA!" (de xerox...)



A Troca-Troca oficial de Xerox do curso de Letras. Tragam seus xerox do prazo de 09/04 até 13/04.
A segunda parte é para retirar os xerox que podem ser úteis, de 16/04 a 21/04.

Espalhem essa ideia!

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR