quinta-feira, 24 de maio de 2012

Greve é noticiada no Jornal Nacional



Por dois dias seguidos o jornal de maior repercussão brasileira, o Jornal Nacional, JN, da Rede Globo, noticiou sobre a greve dos professores na rede federal de ensino. Dia 22/05 eles deram apenas um informe de serem 40 instituições de ensino federal a estarem em greve. Ontem, entretanto, a matéria foi um pouco maior. 

O cenário mostrado pelo jornal foi de revolta por parte dos alunos que desejam aula, embora sejam solidários aos motivos da greve dos professores. O fim da matéria, assim como a abordagem dela num todo, foi, obviamente, tendencioso ao mostrar a fala do ministro Aloizio Mercadante. O ministro disse que a greve dos professores foi precipitada e sem motivos, pois, de acordo com ele, o governo está negociando e cumprindo o acordo com as bases sindicais.

Um dos motivos da greve, entretanto, é exatamente o descumprimento do acordo fixado ano passado entre o governo e a classe dos professores, fato inclusive já noticiado anteriormente em matéria neste blog. Este ponto não foi colocado em discussão na matéria do JN. De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Marina Barbosa, as negociações vêm sendo discutidas desde 2010 com o governo, sendo que em agosto do ano passado, em medida emergencial, foi assinado o acordo que foi descumprido esse ano, tendo em vista que o acordo deveria ter sido cumprido até o final de março de 2011. 

O que o governo alega ter atendido não foi uma estruturação de carreira, como houvera prometido. O aumento de 4% veio no caráter de medida provisória, o que não garante a efetivação do acordo. Certamente o foco da greve acabou mudando, pois agora temos um desrespeito com os professores, que são colocados como precipitados e, até mesmo, mentirosos, sendo que o governo é quem descumpriu suas partes no acordo e ainda coloca a responsabilidade nos ombros do movimento grevista. Não teríamos este cenário caótico se a ampliação da rede de universidades federais, obviamente o fator atenuante de toda problemática da rede de ensino superior federal, tivesse sido realmente estruturada, e não apenas visando a multiplicação de números de vagas sem a base necessária, como espaço físico, professores, apoio administrativo etc.

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quarta-feira, 23 de maio de 2012

I Seminário Internacional de Literatura Afrolatina - MG



A quem interessar, o Seminário acontecerá na UFU, de 24 a 27 de outubro.

Texto do site: "O I SILIAFRO – Seminário Internacional de Literatura Afrolatina – têm por objetivo promover o debate em torno da reflexão sobre a produção, crítica e circulação das poéticas e da cultura afrolatinas. A intenção é criar espaço para a interlocução entre pesquisadores, jovens, pesquisadores, professores, artistas de diferentes áreas que tenham por objetivo a cultura produzida na Diáspora. 
O SILIAFRO, a realizar-se nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro de 2012 contará com a participação de alguns dos maiores nomes da área no Brasil e no exterior em conferências, mesas-redondas e comunicações orais. O evento será bienal e é fruto de parceria com a UNEB – Universidade Estadual da Bahia, além de contar com a importante participação de pesquisadores da UFNR."


Mais informações no site: http://www.ileel.ufu.br/siliafro/default.asp

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Oportunidade de estágio no DEPET



Segue o e-mail de solicitação de candidatos à vaga.

"Local do Estágio: DEPET (Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos)
Nº de vagas: 01 Vaga
Horário do Estágio: 08h às 12h
Pré-requisitos: carteira de trabalho; facilidade de trabalhar em equipe; habilidade de comunicação

Atividades: apoio no desenvolvimento das atividades do departamento envolvendo projetos, consultorias e serviços tecnológicos tais como: elaboração, trâmite e acompanhamento de documentos; cadastro e divulgação de demandas; apoio no processo de comunicação com o cliente; divulgação das atividades do departamento; preenchimento de planilhas de controle.

Informações sobre o DEPET: Tem como objetivo viabilizar parcerias com o meio empresarial, canalizando oportunidades e transferindo tecnologias necessárias para o processo de inovação. O DEPET possui procedimentos sistematizados que facilitam a concretização das parcerias, garantindo agilidade e qualidade na prestação dos serviços e a confiança dos clientes.

Interessados contactar 3310-4575 ou depet-ct@utfpr.edu.br
Grata,
_______________________________________
Rejane Cioli
Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos
UTFPR - Campus Curitiba - (41) 3310-4575 "


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO



Evento a ocorrer nos dias 13 e 14 de agosto, na USP.
Texto como recebido por e-mail:


"Viemos divulgar o Evento I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO, que ocorrerá na USP FFLCH nos dias 13 E 14 de agosto de 2012.
Prazo de submissão de trabalhos : 18 DE MAIO A 18 DE JUNHO por email: fmarilia2@gmail.com

Palestrantes:
Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira FFLCH DLM
Prof. Dr. Peter Feigenbaum Fordham University EUA
Prof. Dr. Steve McCafferty University of Nevada at Las Vegas, EUA
Prof. Dra. Sueli Fidalgo Universidade Federal de São Paulo

Tema dos trabalhos: O evento aceita trabalhos cujo tema seja qualquer aspecto do ensino-aprendizagem de qualquer língua (materna ou estrangeira) que contemple a teoria sócio-histórico cultural e da atividade (em alguma de suas linhas) em algum aspecto (coleta de dados, análise de dados, discussão de dados ou teórica). O trabalho deve estar em andamento ou concluído mas espera-se que no resumo esteja clara a questão que se deseja discutir com os presentes.

Tema das palestras e mesa-redonda: fala privada no ensino-aprendizagem de língua estrangeira; aquisição de gestos em segunda língua/língua estrangeira; gestos e fala privada; inclusão social e o ensino de língua estrangeira

Coordenadora do evento: Profa. Dra. Marília M.Ferreira Líder do Grupo de pesquisa (LEVYG) Representante da seção brasileira do ISCAR DLM FFLCH USP

Maiores informações : www.levyg.wordpress.com/i-encontro-nacional-de-ensino-aprendizagem-de-linguas-e-a-teoria-socio-historico-cultural-e-da-atividade-o-resgate-do-dialogo/ "


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Encontro para professores de Língua Espanhola - UFPR Litoral


Acontecerá nos dias 15 e 16 de Junho um encontro de professores de língua espanhola no estado do Paraná.
Interessados devem submeter trabalhos ou inscreverem-se no site: http://apeeprenlinea.blogspot.com.br/

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Assembleia Geral dos Estudantes da UTFPR 16/05



A presença do Centro Acadêmico de Letras se fez através de duas diretorias na Assembleia Geral dos Estudantes da UTFPR, ocorrida na última quarta-feira, dia 16 de maio. As diretorias de Assuntos Acadêmicos, Alessandra Zanello, e Movimento Estudantil, Cristiano Bueno, além de participarem da reunião, estarão nos Grupos de Trabalho, GTs, criados durante a Assembleia e que serão explicados brevemente nesta matéria.

Primeiramente na reunião, foi dada a fala ao professor Ivo, presidente do sindicato dos professores, SINDUTF-PR, quem explicou os motivos da greve já expostos anteriormente aqui no blog. O professor Daniel do DAELT também falou aos estudantes que estavam reunidos, sendo que a fala de ambos culminou na vontade de os alunos apoiarem a greve, além de pressionarem os professores que ainda não tenham aderido a ela para que o façam. 

A principal decisão deliberada na Assembleia foi a da paralisação dos estudantes. Isto significa que, os estudantes enquanto grupo, se tornaram solidários aos motivos da greve dos docentes, e decidiram por paralisarem. Houve o questionamento, durante a reunião, se esta seria uma paralisação de mera ausência na universidade, ou de real mobilização e conscientização dos estudantes. Os representantes do DCE asseguraram que haverá, durante a paralisação, forte movimentação na UT, além da tentativa de conscientização de todos os estudantes quantos aos motivos tanto da paralisação dos alunos quanto da greve dos professores.

Os GTs criados foram: Assistência Estudantil, Democracia na Universidade, Movimento Estudantil e Gênero e Raça. No primeiro GT encontram-se reivindicações como Casa do Estudante UTFPR, Melhoria Imediata do RU etc, e temos a nossa diretora de Assuntos Acadêmicos como membro. No GT de Movimento Estudantil temos o nosso diretor Cristiano Bueno, que é da mesma área na diretoria do CA, sendo que neste GT um dos tópicos é a Comissão de Paralisação. Já no GT de Gênero e Raça, ainda que não tenhamos ninguém da diretoria, a aluna do nosso curso, Nabylla Fiori está presente nas discussões e já entramos em contato com ela para que nos mantenha informados sobre as discussões que se concentram nos tópicos de Fomentação de Debate de Raça e Gênero. O GT de Democracia na Universidade foi o único que ficou sem representação, mas há a possibilidade de participação a quem se interessar, basta procurar informações no perfil de facebook do DCE para ver como participar. Este GT discutirá questões como Paridade nas Eleições Internas, Espaço Físico para Entidades de Base etc. e caso tenhamos alguém do curso, pedimos para que entre em contato com o CA para nos manter informados. 

Estaremos sempre trazendo informações com relação a essas reuniões estudantis bem como das reuniões dos professores. Caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato com o Centro Acadêmico de Letras pelo Facebook ou pelo nosso email, caletutfprcuritiba@gmail.com

Agradecemos à Alessandra Zanello pelas informações prestadas à Assessoria para que a matéria pudesse ser montada. 


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Reunião do Movimento de Greve 17/05



A reunião acontecida no dia de hoje, 17 de maio de 2012, no miniauditório da UTFPR, trouxe novas informações sobre o andamento da greve. Fizeram-se presente em torno de 70 professores em exercício e aposentados da universidade além de representantes do GECEL e DCE. 

Na entrada da reunião estavam distribuindo papéis com explicações legais sobre a adesão da greve. Assegurou-se, assim, que professores que se encontram em estágio probatório não irão sofrer danos, e, caso ocorra, há respaldo legal para protegê-los. O mesmo foi exposto em relação aos professores substitutos, questão que ainda gera polêmica entre a maior parte dos docentes, entretanto, de acordo com a lei, até mesmo professores substitutos estão protegidos em momento de greve caso haja aderência dos mesmos. Obviamente, a greve é de cunho particular no momento da adesão, ainda que represente a melhoria para o grupo como um todo.

Houve fala de professores, alunos , representantes das comissões e de professores em geral durante o primeiro momento. Vale lembrar que já havia sido montada a Comissão de Ética do Movimento Grevista, a qual é responsável em ver as questões legais da greve e quais os serviços que não podem parar. Nesse último quesito se encaixam turmas com formatura marcada, por exemplo, e bancas de TCC. A primeira reunião dessa comissão ocorrerá na próxima terça-feira, 21/05, ou seja, ainda não se sabe quais as aulas que continuarão a ser dadas durante a greve nem de que maneira isso será feito até que tal reunião ocorra. Já a Comissão de Imprensa do Movimento Grevista foi criada hoje, como meio de divulgação dos motivos da greve.

No momento das votações, o primeiro ponto de pauta foi o da suspensão do calendário acadêmico. Isso foi votado em unanimidade pelos docentes, entretanto não cabe a eles a determinação final, e sim ao Conselho Universitário. Para tanto, será encaminhada uma carta assinada pelo SINDUTF-PR, DCE e GECEL em nome do Movimento Grevista, pedindo para o reitor, presidente do conselho, suspender o calendário. Se isso de fato ocorrer, não haverá mais dias letivos para que os professores deem aulas, ou seja, ainda que o professor não tenha aderido à greve, as aulas ocorridas fora do calendário ficarão inválidas. Possivelmente haverá uma reunião em caráter extraordinário na próxima semana com os membros do Conselho Universitário para que deliberem quanto a suspensão ou não do calendário. Apesar de atrasar os conteúdos, a suspensão do calendário é benéfica por não haver perda de dias letivos durante o movimento de greve. 

O segundo ponto de votação deliberado foi com relação à visibilidade que o movimento pretende ter. Haverá passeatas nas ruas, notas informativas nas redes de comunicação e possível visita à Brasília. A criação do Comissão de Imprensa foi o terceiro ponto da pauta, deliberado e composto também durante a reunião como meio de viabilizar a visibilidade da greve.

Agora, teremos que esperar pelas próximas decisões, principalmente a do Conselho Universitário com relação à suspensão ou não do calendário acadêmico. As resoluções tomadas pelo DCE serão apontadas em matéria posterior, juntamente com mais informações sobre o movimento grevista. Precisamos, sem sombra de dúvida, criar movimentos estudantis que exijam aula imediatamente para que a greve tenha seus objetivos alcançados, além de sermos solidários à necessidade de respeito da classe docente. Acreditar, todavia, que estamos de férias durante este momento de greve ficando alheios às movimentações para ter momentos teoricamente de descanso, representa, em mínima instância, falta de compreensão política e autoalienamento voluntário. 

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Greve Deflagrada!


A Assembleia de hoje, dia 14/05, ocorrida no miniauditório da UTFPR às 15h30min, teve presença de mais de 80 professores sindicalizados ou não. Todos se reuniram com um motivo em comum: a greve. Destes, mais de 60 deliberaram por iniciar a greve a partir do dia 17/05, quinta-feira próxima, com finalização indeterminada. 

O principal motivo de reivindicação da greve é o não cumprimento do acordo realizado em agosto de 2011 entre o sindicato nacional dos professores e o governo. O acordo previa um aumento de 4% à categoria e, ainda, acréscimo de gratificações aos aposentados (os quais não recebem aumento algum há anos). Todavia, o acordo firmado não foi cumprido por parte do governo, o que gerou indignação geral dos professores da rede federal de ensino. 

A última cartada do governo, comentada na Assembleia Extraordinária de hoje, foi propor uma medida provisória na última sexta-feira, 11/05, por intermédio do ministro Aloízio Mercadante (ministro da educação) e assinada em caráter de urgência pela presidente da república, Dilma Rousseff. Uma medida provisória, como o próprio nome já diz, é em caráter temporário, podendo durar alguns meses ou anos. Ou seja, em si, a medida provisória não revê a carreira docente, o que foi visto como mais uma afronta do governo para com esta categoria, a qual teve uma reunião no dia seguinte, em Brasília, para decidir os rumos da greve em nível nacional.

Assim, a grande maioria dos docentes reunidos na Assembleia deliberaram por iniciar a greve a partir do dia 17/05, seguindo o calendário nacional do Andes-SN. Hoje e amanhã, estão sendo realizadas as assembleias locais para a adesão ou não dos mais de 70 sindicatos de professores com representação efetiva na reunião ocorrida em Brasília no último dia 12/05. Desta maneira, o SINDUTF-PR está em concordância com a movimentação nacional, e suas próximas atitudes serão realizadas a partir do Comando de Greve, deliberado durante a assembleia ocorrida hoje. 

A partir de agora, as reuniões feitas não serão mais em caráter de SINDUTF-PR, mas sim de greve, aderindo a todos os professores da categoria, e não apenas aos sindicalizados. Outra equipe formada na reunião de hoje foi a Comissão de Ética, a qual tem responsabilidade de cuidar das movimentações em sentido de a greve não ser declarada ilegal. 

Vale ver, neste primeiro momento, quais são os professores que de fato vão aderir à greve, tendo em vista este ser um posicionamento altamente particular, ainda que impulsionado pelas forças sindicais. Ainda que alguns professores não venham a aderi-la e continuem dando aula, sejam por quais motivos forem, assim que o calendário for reajustado após o término da greve, nada garante que estes não terão que dar/repor aula, mesmo que já tenham cumprido suas horas: será necessário cumprir o que será estabelecido no novo calendário. Esta é uma questão que sempre gera controvérsias durante um movimento de greve, e precisa ser verificada juntamente ao professor e ao grupo sindical.

Algo que se sabe, todavia, é que os estágio obrigatórios não iram ser afetados. É-se entrado, normalmente no início das greves, com um pedido para que este continue, tendo em vista ser um acordo afirmado entre os alunos da universidade e por meio dela, para com a escola em que fazem o estágio. O que se precisa fazer, certamente, é uma mobilização por parte dos alunos, para que estes, contrários à greve, porém solidários aos motivos dela, pressionem ainda mais o governo. Nós, enquanto estudantes, queremos aula, e não paralisação.

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR
Revisão: Marina Antunes Polak

domingo, 13 de maio de 2012

Deflagração da greve ocorrerá dia 14/05



Na última reunião realizada no dia 10/05 ficou definido o indicativo de greve para dia 17/05, sendo que a Assembleia do dia 14/05, segunda-feira, irá deliberar a greve definitivamente. Ou seja, é o último passo para que a greve ocorra. O indicativo foi levado neste final de semana para a reunião em Brasília e, ao que tudo indica, a greve começará a partir do dia 17 deste mês.

As reivindicações são extensas e podem ser conferidas na nota do sindicato que consta na matéria anterior. O principal motivo para a greve é o governo ter voltado atrás com o acordo firmado ano passado junto à categoria dos professores federais.

A assessoria de comunicação do CALET estará presente na próxima assembleia do dia 14/05 às 15h30min no miniauditório da UT para ver os resultados da reunião em Brasília e trazer diretamente ao blog as notícias da greve vindoura. 

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

segunda-feira, 7 de maio de 2012

E a greve? Explicação do SINDUTF-PR


O sindicato dos professores (SINDUTF-PR) soltou uma nota explicativa sobre os motivos da greve e a possível data para o início da mesma.

A nota em si já é auto-explicativa e bem sintética. Vale a pena conferir.

A nota na íntegra: http://bit.ly/KQydcX

Informamos ainda que está para ser marcada a próxima Assembleia Extraordinária. Estaremos fazendo a cobertura da mesma assim que recebermos a notícia.

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Comemoração de 60 anos de Letras da PUCPR



Texto como recebido por e-mail:


"Programe sua participação na Semana dos 60 Anos de Letras PUCPR

III ENLE e 13º Semana Acadêmica de Letras acontecem de 28 de maio a 1º de junho. Inscrições abertas: 20 reais para acadêmicos PUCPR, 30 reais para professores e comunidade externa (http://www.pucpr.br/receptorevento.php?id=35208)

O curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) completa 60 anos em 2012. Como parte das atividades comemorativas, o curso da Escola de Educação e Humanidades promove de 28 de maio a 1º de junho uma semana de eventos, com o objetivo de reunir alunos, ex-alunos e professores da graduação. A comemoração reúne dois eventos que fazem parte da agenda do curso: o Encontro de Línguas Estrangeiras Modernas e de Português como Segunda Língua (ENLE), em sua terceira edição, e a Semana Acadêmica de Letras, que está na 13ª edição. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até o dia 25 de maio no site. Confira a programação completa do evento.


Podem participar profissionais e acadêmicos de Letras, tradutores, revisores de textos, profissionais da comunicação social e áreas afins. Durante o evento serão discutidos temas como: Os desafios do profissional de Letras; Literatura e História: Intercâmbio de saberes; O processo de criação literária: desafios da contemporaneidade; Edição, mercado editorial e criação literária; Literatura, cinema, teatro e canção.

Serviço
SEMANA DOS 60 ANOS DE LETRAS – Os Desafios do Profissional de Letras
Data: 28, 29, 30, 31 de maio e 1º de junho
Horário: 19h às 23h
Local: Auditório Alceu Amoroso Lima (Bloco Amarelo)
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho
Inscrições: www.pucpr.br/extensao
Informações: 3271-2675"

A programação completa pode ser conferida no link: http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5374592851335796222.pdf

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR