quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Câmpus Sede? Câmpus Curitiba?

Agora é Câmpus Sede ou Câmpus Curitiba? O que de fato aconteceu? Como já dito neste blog anteriormente, está havendo mudanças no quadro administrativo (leia a matéria anterior clicando aqui). Ontem à noite, entretanto, uma nova ação ocorreu.

Foi noticiado pelo site do sindicato dos professores da UTFPR, SINDUTF-PR, que a juíza Tania Maria Wurster, da 1ª Vara Federal de Curitiba, determinou a prorrogação imediata do cargo de Diretor Geral do Câmpus Curitiba, na pessoa do professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. De acordo com o entendimento da juíza, o ato tomado pela reitoria fere o regimento, ignorando também o estatuto da universidade. A atitude de mudança do câmpus deveria acontecer com a reunião do Conselho Universitário, o qual criou o câmpus com os previstos 2/3 dos membros. As ilegalidades da existência do câmpus no mesmo local que a sede administrativa que a reitoria disse ter visto para a extinção, são, para a juíza, incondizentes com a atitude da reitoria. 

Vale lembrar que no próximo dia 28/09, a partir das 8h no auditório principal da UT, teremos uma Assembleia Conjunta, que contará com professores, técnicos administrativos e alunos. O motivo principal de tal reunião é a discussão de pauta local, principalmente no que concerne ao Câmpus Curitiba e a atual gestão do mesmo. Com essa novidade, teremos muito mais coisas a discutir. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ex-câmpus Curitiba agora é Câmpus Sede (atualizado)

O que se sabe até agora sobre o assunto é pouco. Para quem está por fora do assunto, já vem sido cogitado há um tempo a mudança do nome do Câmpus Curitiba para Câmpus Sede ou Câmpus Sede-Reitoria. Todavia, hoje pela manhã, no site da UTFPR em que havia os links dos câmpus, já não mais aparece o antigo "Câmpus Curitiba" e sim "Câmpus Sede", indicando as mudanças político-administrativas que a nossa universidade vem passando.

A princípio, é apenas o nome que muda da Universidade, embora o professor Marcos Flávio de Oliveira Schifler Filho tenha postado na sua página do Facebook um memorando do reitor. No documento, o reitor transfere as incumbências do Câmpus Curitiba exercidas na pessoa do Diretor Geral, para as instâncias da reitoria. Não sabemos de fato todas as mudanças que ocorrerão, pois não foi anunciado em momento algum tais mudanças. Sempre que se tratou delas, foi-se negado tal intuito. 

É sabido, entretanto, que os professores em greve já vinham discutindo tal possibilidade de extinção do câmpus durante as assembleias da categoria em greve que acabou se realizando na data de hoje pela retirada da figura do diretor-geral do câmpus. Era um dos pontos da pauta na última assembleia levantada a ser discutida na próxima, que ocorrerá no dia 06 de setembro, em termos de pauta local. O tópico houvera sido nomeado "Câmpus Curitiba", e será discutido na próxima assembleia. Não sabemos, como foi dito, quais serão os caminhos daqui para frente.

Uma possibilidade é a reorganização das hierarquias de poder hoje na UT. É isso que está sendo indicado no momento em que o reitor traz para si as responsabilidades do antigo câmpus Curitiba. Há poucas informações no site da UTFPR, sendo que o que ocorreu de fato foi uma caneta de exercimento de poder por parte do reitor. De acordo com nota no site da UT, o reitor estaria respaldado por órgãos como a Procuradoria Jurídica (PROJU) da própria instituição, e pelo MEC. O que não ocorreu, todavia, foi a consulta à comunidade acadêmica quanto a tal reestruturação, tendo em vista estarmos em greve. 

Vejamos quais serão os próximos passos, e manteremos as informações atualizadas no blog do CALET.

Página do site mencionada na matéria: http://bit.ly/RB4Ccq

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR