sexta-feira, 30 de março de 2012

Horários da Cynthia - Fulbright



Segue o link dos horários desse semestre da prof. assistente Cynthia.

Agradecemos a prof. Andressa Brawerman que nos enviou esta informação.

http://bit.ly/HwMdHP

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Atividade Integrada sobre Cornélio Penna



Recebemos a informação sobre um Círculo de Atividades Integradas da UFPR, na área de literatura. Vale como hora complementar e é gratuito. A ser oferecido a partir do dia 04/04/2012.

Confira na publicação: http://bit.ly/H6DjNm

Agradecemos a Gabriela Szabo que nos enviou essa publicação.



--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Happy Easter




Exercícios para aplicar em aula de inglês!

Agradecemos à prof. Miriam por sempre nos enviar links interessantes.


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


Resultados das eleições do DCE e da Reitoria



Com um total de 1229 alunos votantes tivemos a vitória da chapa " + UTFPR ",  num total de 687 votos (55,85%). A chapa ComCiência teve 40,97% (504 votos) e nulos somaram 60 votos (4,87%).

Já para a pesquisa de reitor não temos ainda os dados oficiais, entretanto há a informação da vitória da chapa No Caminho Certo e Seguro, do prof. Cantarelli e do vice do prof. Pilatti.



--

Cristiano Bueno
Membro da Comissão Eleitoral
Diretor de Movimento Estudantil do CALET

Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como NÃO fazer um manual do calouro

É notícia na Folha de São Paulo a grande polêmica envolvendo os partidos acadêmicos de direito da UFPR. Os alunos do curso de Direito da UFPR tem tradicionalmente uma disputa pela direção do Centro Acadêmico do curso, sendo bipolarizado entre PAR (Partido Acadêmico Renovador) e PDU (Partido Democrático Universitário). O PAR é a atual gestão que assumiu este ano, sendo que o PDU é a oposição. 

O recebimento dos calouros pelos veteranos do curso sempre acontece e desde o princípio é mostrada a rivalidade entre os partidos. O PAR fez a sua tradicional recepção, com a distribuição do Manual do Calouro e tudo mais. O que não se esperava, todavia, era a distribuição de outro manual, intitulado Manual de Sobrevivência, montado pelo PDU. O texto contido no Manual do PDU, entretanto, foi infeliz no seu objetivo irônico.

Em um jogo de palavras no linguajar legislativo, o Manual de Sobrevivência trouxe posicionamentos altamente preconceituosos e de reificação da mulher, reafirmando uma posição machista ao colocar a mulher como mero objeto a ser consumido. Frases como "Ela [a aluna] vai ter que dar tudo de uma vez", quando prometer ir para o quarto com um rapaz e "Se a dama almejada for uma acadêmica de Direito, melhor ainda, pois ela sabe que não poderá alegar desconhecimento da lei." são excertos do material. 

Obviamente tais pronunciamentos não foram bem recebidos pela comunidade em geral. O PAR assinou uma nota de repúdio que foi elaborada por um grupo de gênero da universidade e outros quatro grupos da universidade também assinaram, por considerarem o conteúdo do livreto machista, além de incitador de estupro. 

Recebemos informações de que possivelmente será aberta sindicância na UFPR para investigar os envolvidos na confecção do manual, para que estes sejam punidos pelo que escreveram. Não há como concebermos a realização de materiais neste nível repudiante e de mau gosto, ainda que seja de brincadeira, e muito menos vindo de estudantes de Direito de um dos mais antigos cursos de direito do Brasil. 

A pessoa pode não ter conhecimento de um Manual do Calouro bom, mas agora, certamente, tem a ciência de um péssimo!

Seguem a imagem vinculada na Folha e o link da matéria.

Retirado da Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1068893-manual-de-calouros-dita-obrigacao-sexual-de-alunas-da-ufpr.shtml


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

segunda-feira, 26 de março de 2012

Eleição do DCE


Atualmente o nosso Diretório Central dos Estudantes (DCE) está sendo dirigido por uma chapa provisória de transição, a qual está organizando as eleições para a próxima chapa que irá assumir o DCE. Tendo isto em vista, na última sexta-feira, dia 23/03 às 18h, ocorreu um debate entre as duas chapas, ComCiência e Mais UTFPR, para que pudessem trazer ao público estudantil as situações atuais e as propostas de campanha.

Apesar da baixa audiência, o debate transcorreu normalmente, sendo que nosso diretor de Movimento Estudantil e também integrante da chapa provisória de transição, Cristiano Bueno, esteve presente e nos trouxe alguns tópicos discutidos do debate. Os principais pontos levantados foram: melhorias no RU, moradia estudantil, mobilidade e espaços da sede Ecoville, eventos culturais, destinação das multas da biblioteca, expansão da sede central, entre outros. Os candidatos expuseram suas propostas quanto aos assuntos discutidos, fazendo perguntas entre si e também respondendo as questões feitas pelo público presente.

Vale lembrar que a chapa Mais UTFPR, tem representante de Letras: Samuel Minosso de Carvalho, no cargo de secretaria. Os demais integrantes da chapa podem ser vistos no blog de assessoria da mesma: http://votemaisutfpr.blogspot.com.br/

O nosso curso também está presente na chapa ComCiência, pela aluna Nabylla Fiori, também na secretaria. O blog de divulgação é: http://comcienciahj.blogspot.com.br/

É importante frisar que as datas para a eleição do DCE serão dias 28 e 29 de março.




--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Entrevista com os candidatos à reitoria


A Gazeta do Povo entrevistou os candidatos à retoria.
Segue a matéria na íntegra:



"Alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vão às urnas nesta quinta-feira para decidir quem comandará a instituição nos próximos quatro anos. Amanhã, às 16 horas, um debate com os dois candidatos no campus Curitiba será transmitido ao vivo nas outras 12 unidades da UTFPR. Para antecipar o que será discutido, o atual reitor, Carlos Cantarelli, e o diretor do câmpus Curitiba, Marcos Schiefler Filho, falaram com o Vida na Universidade. Confira os principais trechos das entrevistas:




>>>Entrevista com Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, diretor do campus Curitiba da UTFPR

Qual o principal desafio da UTFPR hoje?
A universidade teve um grande crescimento quantitativo nos últimos anos. A UTFPR abriu vários cursos de graduação e de pós-graduação, construiu prédios, comprou terrenos. Agora, o principal desafio é crescer em qualidade. Tanto em infraestrutura quanto na geração de conhecimento. A universidade também cresceu nos últimos anos à luz de pressões externas. Hoje, por exemplo, chega um político e diz: “Vou lhe dar um terreno, abra lá quatro cursos”. Não é que nós vamos deixar de ter cursos novos, mas é preciso pensar bem. A UTFPR precisa de uma gestão profissional, que tente equalizar todos os laboratórios e o grau de formação dos professores para que seja possível ter a alta qualidade dos cursos em todos os campi.

O que é preciso para que a UTFPR gere conhecimento?
Apresento um dado preocupante. A UTFPR é uma universidade tecnológica há sete anos e não tem nenhuma patente registrada. Além disso, a atuação da fundação da universidade que apoia as pesquisas se reduz a fazer uma simples contabilidade do que o professor ou o técnico administrativo propõem nos projetos e, muitas vezes, diz “não” por questões burocráticas. Por isso ela tem de ser refundada. Ela precisa de um grupo de pessoas especialistas prospectando oportunidades, o que hoje não é feito. É preciso investir fortemente na pesquisa e na extensão. Entre as nossas propostas está prevista a criação dos núcleos de competências, que seriam grupos formados por especialistas com a ajuda de estudantes.

O que é preciso melhorar na parte de infraestrutura?
Há campus em que os professores não têm mesa, em que falta paisagismo, biblioteca, restaurante universitário, por exemplo.

Como funcionará a Pró-Reitoria de Vida Acadêmica proposta pelo senhor?
Apesar de a UTFPR ser tecnológica, nós trabalhamos com pessoas. Por isso, é preciso intensificar as nossas atividades culturais, artísticas, esportivas em todas as unidades da universidade. Em Curitiba, por exemplo, já conseguimos retomar o teatro, o coral, a dança e o circo. A Pró-Reitoria de Vida Acadêmica seria muito mais ampla do que a de Assistência Estudantil e cuidaria não só dos estudantes, mas também da vida na universidade e dos servidores. A nova Pró-Reitoria cuidará dos restaurantes universitários – nos quais nós queremos um preço reduzido e linear em todos os campi – e também na implantação de um programa de moradia estudantil. Hoje, como a universidade aderiu ao sistema de seleção pela nota do Enem, ela recebe muitos estudantes de fora do Paraná. A moradia estudantil é algo fundamental.


>>> Entrevista com Carlos Eduardo Cantarelli, atual reitor da UTFPR

A universidade teve o seu maior crescimento nos últimos quatro anos. Qual é o próximo passo?
O nosso desafio agora é consolidar esse processo. Todo crescimento gera de forma natural uma série de demandas que o projeto não tem como contemplar. Com o objetivo de tornar a universidade um referencial no Paraná, vamos fazer um novo processo de ajuste dessa expansão e, ao mesmo tempo, incentivar a pesquisa, a pós-graduação e a extensão. Para isso, buscamos recursos do governo federal e também de outras fontes.

Como aumentar a produção científica na UTFPR?
De várias formas e já estamos nesse processo. Queremos garantir recursos financeiros, não só provenientes de órgãos de fomento normais, mas também com recursos diretos de apoio aos programas e aos grupos de pesquisa. A capacitação dos professores também tem sido prioridade. Nos últimos anos fizemos um trabalho enorme para conseguir professores doutores nas últimas levas de contratações que tivemos. A universidade conseguiu atingir pela primeira vez na sua história um número maior de professores doutores em relação ao número de mestres. A expansão da pós-graduação favorece ainda esse processo. Nós saltamos de apenas três cursos de mestrado e um de doutorado, em 2007, para 24 mestrados e cinco doutorados, em 2012. Com todos esses fatores unidos ao equilíbrio da carga horária do professor, com tempo para atividades de ensino, pesquisa e extensão, os projetos surgirão de forma natural. E projetos qualificados geram produtos inovadores, que podem gerar patentes.

O senhor quer criar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Qual seria a sua função?
Nos últimos anos, fizemos o maior programa de assistência estudantil que a universidade já teve, com investimentos de mais de R$ 5 milhões em bolsas permanências, que trouxeram o auxílio-alimentação. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis vai continuar esse programa em várias frentes. Neste ano, além de mais de 2,4 mil bolsas para auxílio-alimentação, prevemos também bolsas-moradia, auxílio-transporte e outros programas que são necessários para que os alunos tenham o aproveitamento acadêmico e o acompanhamento psicopedagógico que necessitam para que não percam a vaga pública por motivos alheios à universidade.

E o que deve mudar em relação à infraestrutura?
Já colocamos wireless em todos os campi e temos projetos de melhorar laboratórios, bibliotecas. Estamos fazendo também uma série de ações para subsidiar as refeições nos restaurantes universitários para que seja possível um preço mínimo com qualidade. Queremos dobrar o espaço físico dos RUs – até o fim do ano todos os câmpus terão o seu RU em funcionamento."
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Abril de Shakespeare

Primeira publicação do Abril de Shakeaspeare. 

Agende-se!

Possibilidade de download do cartaz no link: http://bit.ly/HbR0hW


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


Evento cultural com direção de aluna de Letras

Evento cultural com a direção da nossa aluna de Letras Ágatha Erhart. Programem-se e prestigiem!

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR


Food!



Um site bem completo sobre cozinha, técnicas e ingredientes em geral. Próprio da BBC. Vale a pena conferir.

http://www.bbc.co.uk/food/

Agradecemos à dica da prof. Ana Valéria.


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

domingo, 25 de março de 2012

Pesquisa para Reitor e Vice-Reitor


Como já é do conhecimento de todos, teremos no próximo dia 29 de março a Pesquisa para Reitor e Vice-Reitor da UTFPR. Mas, no que isso implica para nós, alunos?

Dentro de uma universidade temos várias instâncias de regimento e poder. Os alunos compõe a maior parte em números de uma universidade e, como tal, são além do objetivo maior de uma instituição de ensino existir, são o processo de aprendizagem e a finalidade, resultando como sujeitos formados para atuarem em uma sociedade. As organizações formadas por alunos são divididas em duas grandes partes. A primeira é conhecida por Centros Acadêmicos (CAs), como o Centro Acadêmico de Letras. As diretorias são elegidas diretamente por alunos do curso em questão e apenas por eles. Outra organização formada por alunos são os Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs), que além de também serem dirigidos apenas por alunos e por eles eleitos, servem como organização superior aos Centros Acadêmicos. Assim, esses diretórios servem principalmente para regerem e auxiliarem os CAs. 

Tanto os CAs quanto os DCEs são, portanto, instituições autônomas com regimentos próprios. Eles estão sempre unidos e dependentes um dos outros. Um CA, por exemplo, para que possa ser regularizado, precisa estar em legalidade com o DCE local. A hierarquia não cessa nos DCEs, sendo que há organizações regionais, como a União Paranaense de Estudantes (UPE) e nacionais, como a União Nacional dos Estudantes (UNE). Quando há a necessidade de contato com os alunos, pesquisas de quaisquer âmbitos, são estes órgãos que têm o contato mais próximo com os discentes os quais realizam estas tarefas. Já houve tempo em que estas organizações estudantis exerceram importante papel político na sociedade brasileira, como no movimento dos Cara Pintadas. 

Dentro de uma universidade específica, há a hierarquia administrativa. Está é formada normalmente por professores e funcionários administrativos. No nosso caso, temos uma divisão em relação à administração por sermos uma universidade multi-câmpus. Em âmbito local temos a Direção de Câmpus, com suas diretorias específicas. São estas diretorias que organizam a UTFPR como um todo, com alunos, professores, funcionários, trabalhos terceirizados e com a sociedade em geral para que a estrutura universitária vigore em sua essência, voltando-se sempre para o ensino, pesquisa e extensão. A diretoria de câmpus é elegida por toda a sociedade que compõe esta estrutura, também através de pesquisa interna. 

A UTFPR continua sendo uma única universidade ainda que possua vários câmpus, e, por isso, é administrada de forma geral por uma Reitoria. Esta Reitoria possui suas Pró-Reitorias, que não administram diretamente um câmpus apenas, mas veem a estrutura da universidade em seus doze câmpus. A sede da nossa Reitoria se encontra em Curitiba tendo essa responsabilidade sobre si. Assim como acontece nos câmpus, a reitoria também é elegida pela sociedade universitária.

Esta última eleição é a que está se aproximando. Na verdade, por mais que se fale eleição, o que acontece é uma pesquisa entre todos os votantes e o resultado é encaminhado ao Ministro da Educação que tem o poder de outorgar o cargo de reitoria às universidades. Não se tem conhecimento, entretanto, da divergência entre pesquisa e o delegar de cargo.

Teremos dia 27 de março o debate entre os candidatos ao cargo de reitor e seus respectivos vice, que acontecerá no auditório da sede central às 16h. Poderemos neste debate conferir mais de perto as propostas e discussões necessárias à nossa universidade feita pelos candidatos. Um corpo de alunos significativo faz-se mais do que necessário, tendo em vista que seremos nós os afetados diretamente por esta decisão.

Vale lembrar, por fim, que recentemente houve mudanças nas proporções dos votos. Anteriormente, professores tinham um peso maior na eleição, seguidos de técnicos-administrativos e, por último,os alunos contavam com apenas dez por cento nas decisões. Agora temos vinte por cento em nossas mãos para a decisão do cargo de reitor, e não podemos deixar de usar essa voz que temos.


A saber, nossos candidatos possuem sites de campanha. Conferir as propostas de cada um é interessante.


http://nocaminhocertoeseguro.com.br/ 

http://www.schiefler.com.br/

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

quinta-feira, 22 de março de 2012

Suficiência e Equivalência de Disciplinas



Informamos que, de acordo com o calendário acadêmico, o prazo para requerimento de Exame de Suficiência é o dia 02/04/2012 para o primeiro semestre de 2012. Vale lembrar que para fazer este requerimento na secretaria é necessário ter a cópia de algum documento comprobatório, a qual será anexa ao processo. Por exemplo, para as pessoas que desejam fazer o Exame de Suficiência para as disciplinas de inglês, necessitarão ter um certificado de curso, ou uma carta de professor assinada, que sirva de documento. Depois da solicitação, será realizado um exame para comprovação da fluência em língua.

Já os pedidos de Equivalência/Convalidação de Disciplinas poderão ser requeridos a partir do dia 26/03 até o dia 27/04/2012, também pela secretaria. Para solicitar a equivalência é necessário ter cursado o programa da disciplina em outra instituição de ensino superior, anexando a ementa da disciplina ao requerimento. Após o pedido, a papelada será devidamente analisada, e, em se tratando de passar nos critérios para a equivalência, a mesma será dada ao aluno na disciplina. 

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

sexta-feira, 9 de março de 2012