quinta-feira, 29 de março de 2012

Como NÃO fazer um manual do calouro

É notícia na Folha de São Paulo a grande polêmica envolvendo os partidos acadêmicos de direito da UFPR. Os alunos do curso de Direito da UFPR tem tradicionalmente uma disputa pela direção do Centro Acadêmico do curso, sendo bipolarizado entre PAR (Partido Acadêmico Renovador) e PDU (Partido Democrático Universitário). O PAR é a atual gestão que assumiu este ano, sendo que o PDU é a oposição. 

O recebimento dos calouros pelos veteranos do curso sempre acontece e desde o princípio é mostrada a rivalidade entre os partidos. O PAR fez a sua tradicional recepção, com a distribuição do Manual do Calouro e tudo mais. O que não se esperava, todavia, era a distribuição de outro manual, intitulado Manual de Sobrevivência, montado pelo PDU. O texto contido no Manual do PDU, entretanto, foi infeliz no seu objetivo irônico.

Em um jogo de palavras no linguajar legislativo, o Manual de Sobrevivência trouxe posicionamentos altamente preconceituosos e de reificação da mulher, reafirmando uma posição machista ao colocar a mulher como mero objeto a ser consumido. Frases como "Ela [a aluna] vai ter que dar tudo de uma vez", quando prometer ir para o quarto com um rapaz e "Se a dama almejada for uma acadêmica de Direito, melhor ainda, pois ela sabe que não poderá alegar desconhecimento da lei." são excertos do material. 

Obviamente tais pronunciamentos não foram bem recebidos pela comunidade em geral. O PAR assinou uma nota de repúdio que foi elaborada por um grupo de gênero da universidade e outros quatro grupos da universidade também assinaram, por considerarem o conteúdo do livreto machista, além de incitador de estupro. 

Recebemos informações de que possivelmente será aberta sindicância na UFPR para investigar os envolvidos na confecção do manual, para que estes sejam punidos pelo que escreveram. Não há como concebermos a realização de materiais neste nível repudiante e de mau gosto, ainda que seja de brincadeira, e muito menos vindo de estudantes de Direito de um dos mais antigos cursos de direito do Brasil. 

A pessoa pode não ter conhecimento de um Manual do Calouro bom, mas agora, certamente, tem a ciência de um péssimo!

Seguem a imagem vinculada na Folha e o link da matéria.

Retirado da Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1068893-manual-de-calouros-dita-obrigacao-sexual-de-alunas-da-ufpr.shtml


--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário