quarta-feira, 18 de abril de 2012

Shakira luta pelo Desenvolvimento Infantil na Pré-Escola








    A promoção do Desenvolvimento Pré-escolar foi feita na última reunião da Cúpula das Américas (de 13/04/2012 a 16/04/2012), realizada na Colômbia. Quem defendeu essa tese foi Shakira Isabel Mebarak Ripoll, que embora seja conhecida mais por sua fama artística, é uma pessoa altamente engajada com as questões sociais, principalmente no que concerne à educação. A reunião foi composta principalmente pelos grandes empresários da América Latina e representantes governamentais.

    Em um discurso muito bem elaborado e com fundamentação teórica, Shakira defendeu junto à plateia que os investimentos se foquem nos primeiros anos de vida da educação infantil, ou no que conhecemos por educação pré-infantil. Por se dirigir principalmente a empresários, a palestrante utilizou-se da relação de lucro que se pode obter ao investir na educação infantil, sendo o investimento em crianças o de maior e mais rápido retorno financeiro entre os investimentos sociais. O argumento de autoridade, em termos financeiros que ela usa, é de que, a cada dólar investido em uma criança na educação pré-infantil, esta mesma criança retornará 17 dólares ao estado em sua idade adulta. Ainda que seja uma visão capitalista, este é um bom negócio a ser defendido pelos empresário, tendo em vista o grande retorno financeiro. A isso Shakira nomeou de "Filantrocapitalismo", termo divulgado por ela com o objetivo de sintetizar essa sua visão. Incorporando 'capitalismo' ao termo, tal possibilidade de atitude, além de filantrópica, visa também um retorno exorbitante em termos financeiros, com ainda mais uma vantagem, propiciar o desenvolvimento de futuros bons consumidores. Não é mais uma filantropia por si só, mas uma filantropia com estratégias altamente marcadas para os retornos que podem, e devem resultar. 

    Outro ponto levantado por Shakira foi a questão de responsabilidade educacional. Antes, pensava-se ser uma responsabilidade úncia e exclusivamente governamental. A obsolência deste pensamento, entretanto, fica evidente, sendo que a educação e a responsabilidade social se expande para os órgãos empresariais também. Não há lógica em uma empresa que não se utilize do Valor Compartilhado, ou seja, investir na sociedade imediata a que está inserida. Assim, ampliando o Valor Compartilhado ("Shared Value" - Michael Porter), num empréstimo do que já Bill Gates havia nomeado de 'filantrocapitalismo', Shakira defende o uso de dinheiro empresarial para ser aplicado à resolução de problemas sociais, mais especificamente na educação pré-infantil. Obviamente tal ação não iria resolver os problemas como um todo, mas certamente aliviaria a grande tensão causada pela forte desigualdade social vivida hoje na sociedade da América Latina. 

    A educação em nível pré-escolar deve ser colocado em evidência, tendo em vista pesquisas revelarem a ligação direta entre esta época de aprendizagem com o desenvolvimento do indivíduo no ensino secundário e universitário. Ou seja, crianças que tiverem, na pré-escola, um ensino forte e de qualidade, estarão preparadas para as futuras aprendizagens. Entende-se por idade pré-escolar os seis primeiros anos de vida de uma criança. Este tipo de investimento já é feito em países que crescem rapidamente, como China e EUA, e os países latino-americanos não podem ficar atrás. 

    Na Colômbia, Shakira sustenta, em apoio com o governo, a fundação Pies Descalzos. A fundação é formada por escolas, que são mais do que escolas, transformaram-se em centro comunitários que disponibilizam além da educação básica até o ensino médio, uma nutrição adequada para os primeiros anos de vida de uma criança. Expandem-se para a sociedade toda em que estão implantadas, dando, como um dos retornos sociais o não aliciamento desses indivíduos à guerrilha vivida no país, por exemplo. 


    Não haveria, portanto, como conseguirmos ser uma sociedade realmente moderna sem termos este tipo de investimentos para com a educação. Pensar a curto e a longo prazo, resulta, não somente numa melhoria imediata da igualdade social, como também na promoção a longo prazo de pessoas com mão de obra qualificada para disputarem igualmente as colocações no mundo de trabalho, para Shakira. 


    Precisamos pensar a educação em uma forma ampliada, para que consigamos obter resultados reais e perenes. Não basta a nós copiarmos pura e simplesmente os modelos europeus, os quais foram criados em realidades diferentes. A América Latina possui muitos traços comuns, tomara que a luta pela educação plena, de cerne inclusivo e formador de cidadãos, seja mais um deles.


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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

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