quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Avaliação do MEC - Por que participar?

    Já é motivo de conversa entre os alunos de letras da UTFPR a questão da avaliação de reconhecimento do curso, que por vários motivos foi adiada algumas vezes. Agora, porém, está marcada para os dias 12, 13 e 14 de setembro na UTFPR.

    Os avaliadores sempre vêm de outro estado do país para que sejam mais imparciais na avaliação. Pelo que consta, para a nossa avaliação teremos uma avaliadora do sudeste e outra do norte do país.
     Elas virão para preencher uma tabela que é dada pelo MEC, conferindo a documentação que consta registrada e como se dá essa documentação com a realidade da universidade. O resultado final desse preenchimento resultará numa notam, que oscila de 1 a 5 (sendo um a pior e 5 a melhor), que será atribuída ao curso. Tirando nota igual ou inferior a 2 o curso não é reconhecido e terá um tempo para se readaptar às documentações e legislações previstas.
     Há várias reuniões e visitas que serão realizadas pelas avaliadoras. Visitas aos laboratórios, salas, departamentos, biblioteca etc. E o que mais causa ansiedade é a reunião com os alunos. Essa reunião está marcada para o dia 12 de setembro, às 17h00min no mini-auditório. Antes da nossa reunião, as avaliadoras estarão em reunião com Núcleo Docente Estruturante, e depois com o corpo docente como um todos. Os alunos serão os últimos na reunião com elas.
    
     Não devemos nos preocupar com essa reunião, apenas fazer nosso dever de casa: ler os slides, lembrar tudo o que sabemos muitas vezes só pelo convívio na universidade e sermos sinceros com elas. Pode ser que elas venham a ser provocadoras, pode ser que elas sejam doces conosco. Não sabemos, mas é vontade de todos o reconhecimento do curso ser efetivado para que tenhamos nossa certificação garantida ao fim do curso.
     Há muitos pontos a serem melhorados, mas também há muitos pontos positivos no nosso curso. Não vemos professores que não estejam dedicados e engajados, trazendo diversas oportunidades de estudos e pesquisas aos alunos, o que enriquece por demais nosso curso. Além do constante incentivo à participação em congressos, eventos e seminários. 

      Sejamos sensatos em tudo o que está por vir, quem quiser participar para ajudar que venha. O reconhecimento vindo com uma boa nota só fará com que tenhamos um melhor diploma para lutar por novas oportunidades de estudo, como mestrado e doutorado, além de fazer com que sejamos vistos com outros olhos dentro da universidade e do mundo acadêmico.

     Segue o link dos slides disponibilizado pela coordenação do curso, com as informações mais relevantes com relação à Letras na UT. 



http://bit.ly/qduTK2

  Quaisquer dúvidas, comente o post!

--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário