A presença do Centro Acadêmico de Letras se fez através de duas diretorias na Assembleia Geral dos Estudantes da UTFPR, ocorrida na última quarta-feira, dia 16 de maio. As diretorias de Assuntos Acadêmicos, Alessandra Zanello, e Movimento Estudantil, Cristiano Bueno, além de participarem da reunião, estarão nos Grupos de Trabalho, GTs, criados durante a Assembleia e que serão explicados brevemente nesta matéria.
Primeiramente na reunião, foi dada a fala ao professor Ivo, presidente do sindicato dos professores, SINDUTF-PR, quem explicou os motivos da greve já expostos anteriormente aqui no blog. O professor Daniel do DAELT também falou aos estudantes que estavam reunidos, sendo que a fala de ambos culminou na vontade de os alunos apoiarem a greve, além de pressionarem os professores que ainda não tenham aderido a ela para que o façam.
A principal decisão deliberada na Assembleia foi a da paralisação dos estudantes. Isto significa que, os estudantes enquanto grupo, se tornaram solidários aos motivos da greve dos docentes, e decidiram por paralisarem. Houve o questionamento, durante a reunião, se esta seria uma paralisação de mera ausência na universidade, ou de real mobilização e conscientização dos estudantes. Os representantes do DCE asseguraram que haverá, durante a paralisação, forte movimentação na UT, além da tentativa de conscientização de todos os estudantes quantos aos motivos tanto da paralisação dos alunos quanto da greve dos professores.
Os GTs criados foram: Assistência Estudantil, Democracia na Universidade, Movimento Estudantil e Gênero e Raça. No primeiro GT encontram-se reivindicações como Casa do Estudante UTFPR, Melhoria Imediata do RU etc, e temos a nossa diretora de Assuntos Acadêmicos como membro. No GT de Movimento Estudantil temos o nosso diretor Cristiano Bueno, que é da mesma área na diretoria do CA, sendo que neste GT um dos tópicos é a Comissão de Paralisação. Já no GT de Gênero e Raça, ainda que não tenhamos ninguém da diretoria, a aluna do nosso curso, Nabylla Fiori está presente nas discussões e já entramos em contato com ela para que nos mantenha informados sobre as discussões que se concentram nos tópicos de Fomentação de Debate de Raça e Gênero. O GT de Democracia na Universidade foi o único que ficou sem representação, mas há a possibilidade de participação a quem se interessar, basta procurar informações no perfil de facebook do DCE para ver como participar. Este GT discutirá questões como Paridade nas Eleições Internas, Espaço Físico para Entidades de Base etc. e caso tenhamos alguém do curso, pedimos para que entre em contato com o CA para nos manter informados.
Estaremos sempre trazendo informações com relação a essas reuniões estudantis bem como das reuniões dos professores. Caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato com o Centro Acadêmico de Letras pelo Facebook ou pelo nosso email, caletutfprcuritiba@gmail.com
Agradecemos à Alessandra Zanello pelas informações prestadas à Assessoria para que a matéria pudesse ser montada.
--
Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR
Nenhum comentário:
Postar um comentário