quinta-feira, 24 de maio de 2012

Greve é noticiada no Jornal Nacional



Por dois dias seguidos o jornal de maior repercussão brasileira, o Jornal Nacional, JN, da Rede Globo, noticiou sobre a greve dos professores na rede federal de ensino. Dia 22/05 eles deram apenas um informe de serem 40 instituições de ensino federal a estarem em greve. Ontem, entretanto, a matéria foi um pouco maior. 

O cenário mostrado pelo jornal foi de revolta por parte dos alunos que desejam aula, embora sejam solidários aos motivos da greve dos professores. O fim da matéria, assim como a abordagem dela num todo, foi, obviamente, tendencioso ao mostrar a fala do ministro Aloizio Mercadante. O ministro disse que a greve dos professores foi precipitada e sem motivos, pois, de acordo com ele, o governo está negociando e cumprindo o acordo com as bases sindicais.

Um dos motivos da greve, entretanto, é exatamente o descumprimento do acordo fixado ano passado entre o governo e a classe dos professores, fato inclusive já noticiado anteriormente em matéria neste blog. Este ponto não foi colocado em discussão na matéria do JN. De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Marina Barbosa, as negociações vêm sendo discutidas desde 2010 com o governo, sendo que em agosto do ano passado, em medida emergencial, foi assinado o acordo que foi descumprido esse ano, tendo em vista que o acordo deveria ter sido cumprido até o final de março de 2011. 

O que o governo alega ter atendido não foi uma estruturação de carreira, como houvera prometido. O aumento de 4% veio no caráter de medida provisória, o que não garante a efetivação do acordo. Certamente o foco da greve acabou mudando, pois agora temos um desrespeito com os professores, que são colocados como precipitados e, até mesmo, mentirosos, sendo que o governo é quem descumpriu suas partes no acordo e ainda coloca a responsabilidade nos ombros do movimento grevista. Não teríamos este cenário caótico se a ampliação da rede de universidades federais, obviamente o fator atenuante de toda problemática da rede de ensino superior federal, tivesse sido realmente estruturada, e não apenas visando a multiplicação de números de vagas sem a base necessária, como espaço físico, professores, apoio administrativo etc.

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Anderson Spier Gomes
Assessor de Comunicação do Centro Acadêmico de Letras da UTFPR

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